Anunciação do Senhor: o sim” de Maria que mudou toda a história! “

Todos os anos a Igreja celebra à Solenidade da Anunciação, que se trata de quando Maria deu seu “sim” corajoso a Deus, concebendo, desde aquele momento, Jesus e tornando-se a protetora do Menino Jesus, que um dia nasceria e salvaria o mundo.

A decisão, apesar de corajosa e nobre, não foi nada fácil para Maria, se observamos o contexto que ela estava inserida. Maria estava comprometida com José e esta decisão de conceber o Filho de Deus lhe trouxe instabilidade.

José, seu marido, a repudiou em segredo, porque não queria problemas entre eles. decidiu. Além disso, Maria era jovem e pobre, mas confiava na Providência de Deus. Por isso, o Senhor interveio, fazendo com que o anjo falasse com José em sonho. Depois disso, ele aceitou o plano de Deus, obtendo o privilégio de ser pai de Jesus na terra e de formar a Sagrada Família com Maria.

A COMEMORAÇÃO

A anunciação do Senhor é uma solenidade celebrada nove meses antes do Natal. No oriente médio, no século VI, esta festa era celebrada no dia 25 de março, tendo a sua data alterada com o passar dos anos; a anunciação do Senhor tem como objetivo celebrar o nascimento de Jesus com a sua encarnação no seio de Maria, a qual deu início a uma nova história, à nossa salvação. 

NARRATIVA BÍBLICA

A anunciação do Senhor encontra fundamento bíblico na narrativa de Lucas, capítulo 1, versículos do 26 ao 39: 

“No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem, que se chamava José, da casa de Davi. O nome da virgem era Maria. Entrando, o anjo disse-lhe: “Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo”. 

Ela ficou perturbada com estas palavras e pôs-se a pensar o que significaria tal saudação. Então o anjo lhe disse: “Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo; o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi e reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim”. 

Maria perguntou ao anjo: “Como se fará isso, pois não conheço o homem”? Respondeu-lhe o anjo: “O Espírito Santo descerá sobre ti e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer de ti será santo e se chamará Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na sua velhice; ela, que é chamada estéril, já está no sexto mês, pois, para Deus nada é impossível”. Então Maria disse: “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra!”.

E o anjo afastou-se dela. Naqueles dias, Maria se levantou e foi às pressas para a região montanhosa, a uma cidade de Judá” (Lucas 1:26-39).

O “SIM” DE MARIA 

A anunciação do senhor dá graças à Deus por todos os benefícios que ele nos proporcionou por meio do “sim” de Maria; dessa forma, celebrar a solenidade da Anunciação do Senhor é contemplar a salvação e o amor de Deus, revelado pelo Filho, na ação e no poder do Espírito Santo.  

ORAÇÃO A VIRGEM SANTÍSSIMA  

Ó Virgem Santíssima, sempre disposta a fazer a vontade do Pai, com seu sim contribuíste para a salvação. Dai-nos a graça de fazer a nossa parte no plano salvífico também dizendo o nosso sim a Deus e ao seu chamado de amor. Amém.

Compartilhar:

Conteúdo Relacionado

Rolar para cima