A Palavra de Deus nos diz que, se confessarmos nossos pecados, o Senhor será misericordioso e apagará nossas falhas e ofensas. A confissão dos pecados é um sacramento de cura que se inicia no começo da vida cristã e deve ser feito regularmente. É a nossa forma de nos reconciliarmos com Deus.
A confissão seguida da declaração do perdão do Deus, feita pelo sacerdote, nos traz paz ao coração, nos deixa mais firmes na fé e mais fortes para resistirmos ao pecado, negando os desejos que desagradam ao Senhor.
O primeiro sacramento da penitência é realizado quando o cristão está se preparando para a primeira eucaristia. É importante que após isso ele não se esqueça da importância desse hábito para a sua vida espiritual e para seu relacionamento com Deus. Sempre que o arrependimento do pecado pesar seu coração.
A confissão não deve ser feita “da boca para fora”, apenas para cumprir um ritual, sem que haja um verdadeiro pesar, pois Deus enxerga o que realmente está em nosso coração. Por isso, ao se confessar, que seja com a intenção de não cometer mais os mesmos erros.
As primeiras confissões podem ser difíceis, pois muitos cristãos não sabem o que dizer. Por isso, faça um exame de consciência honesto com você mesmo, para saber se você tem vivido uma vida que ofenda a Deus. Se questione:
- Tenho amado a Deus acima de tudo?
- Tenho dado mais atenção às coisas do mundo ou às coisas do Senhor?
- Estou confiando no amor e poder de Deus?
- Estou caindo ou me entregando a superstições ou práticas que contradizem a fé cristã?
- Tenho dedicado tempo à minha família?
- Estou obedecendo meu pai e minha mãe?
- Tenho sido invejoso e desejando coisas que não me pertencem?
- Louvei a Deus?
- Tenho me queixado?
“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” 1 João 1,9.