Chamada Agenda

AGENDA

Nenhum registro encontrado.

Chamada Memorial

MEMORIAL

Os devotos de Santo Antônio têm a oportunidade de rezar pelos seus entes queridos e homenageá-los, para amparar os corações que sentem saudade!

RELEASES (IMPRENSA) imprensa@basilicasantoantonio.com.br

03 de Agosto de 2020
AGOSTO, MÊS DEDICADO ÀS VOCAÇÕES

Para a Igreja, o mês de agosto é um tempo dedicado à oração, reflexão e ação nas comunidades. É por isso que cada domingo do mês é celebrado uma determinada vocação.


VOCAÇÃO PARA O MINISTÉRIO ORDENADO


A primeira semana de agosto é dedicada à vocação ao ministério ordenado: diáconos, padres e bispos. O sacerdote age em nome de Cristo e é seu representante dentro daquela comunidade. Representante de Cristo dentro da comunidade, o padre é considerado um pai espiritual para todos sob sua responsabilidade. Ele deve buscar a edificação e o crescimento da comunidade em que serve, tornando-a mais atuante e fundamentada na vivência do Evangelho.


VOCAÇÃO PARA A FAMÍLIA


No segundo domingo do mês celebramos a vocação da família na pessoa do pai. Na vida cristã, a vocação à família é um dom inestimável. A família é o berço de todas as outras vocações, é o lugar onde se desenvolvem nos seres humanos os seus relacionamentos mais significativos e especiais. É instituição divina desde a criação do mundo.


VOCAÇÃO PARA A VIDA CONSAGRADA


O terceiro domingo é dedicado à vocação da vida consagrada. Quando nos referimos à vida religiosa, temos presente os homens e mulheres que, vivendo em comunidade, buscam a perfeição pessoal e assumem a missão própria do seu Instituto, Ordem ou Congregação.


VOCAÇÃO PARA OS MINISTÉRIOS E SERVIÇOS DA COMUNIDADE


No quarto domingo de agosto, celebra-se a vocação de todos os leigos que, entre responsabilidades com a família e um trabalho formal, dedicam suas vidas para os serviços pastorais e missionários. Seja na catequese, liturgia, ministério de música, ações de caridade ou nas diversas pastorais existentes, os leigos são aqueles que têm consciência do chamado de Deus e participam ativamente da Igreja, contribuindo para a caminhada e o crescimento da comunidade.


DIA NACIONAL DO CATEQUISTA


Nos anos em que o mês de agosto possui cinco domingos, a Igreja celebra neste dia o ministério do Catequista. O Dia Nacional do Catequista é comemorado sempre no último domingo de agosto. Os catequistas, por vocação e missão, promovem a fé na comunidade preparando crianças, jovens e adultos para os sacramentos e, mais do que isso, para serem testemunhas de Cristo e do Evangelho no mundo.


» VER TODOS OS RELEASES