Chamada Agenda

AGENDA

Nenhum registro encontrado.

Chamada Memorial

MEMORIAL

Os devotos de Santo Antônio têm a oportunidade de rezar pelos seus entes queridos e homenageá-los, para amparar os corações que sentem saudade!

BOLETIM INFORMATIVO

Imagem Abertas inscrições para catequese

18 de Janeiro de 2019
Abertas inscrições para catequese

Estão abertas as inscrições para as turmas de 2019 para a Catequese!
Faça a inscrição na Secretaria da Basílica ou na Missa do dia 03 de fevereiro às 10h.

Imagem Visita Guiada acontece em Fevereiro

18 de Janeiro de 2019
Visita Guiada acontece em Fevereiro

Você sabia que a Basílica de Santo Antônio possui 9 andares e é a maior em estilo neoclássico do Brasil? Participe da Visita Guiada e conheça esse e outras curiosidades incríveis que a nossa Basílica guarda! A visita é gratuita e pode ser agendada pelo link abaixou ou diretamente na secretaria da Basílica! http://gustavolipi.com.br/projetos/basilica/servicos/visita-guiada
Imagem Basílica lança campanha de incentivo à leitura

14 de Janeiro de 2019
Basílica lança campanha de incentivo à leitura

A Basílica Santuário e a Pádua Artigos Católicos lançam neste mês a Campanha ‘Incentivo ao Saber’. O objetivo da ação é promover e fomentar a leitura católica entre os fiéis, por meio do sorteio mensal de livros para os dizimistas da Igreja. Os periódicos serão escolhidos pelo reitor da Basílica, padre Leandro Ricardo.

Ao longo do ano outras ações estão previstas para ocorrer.

30 de Dezembro de 2018
Ajude a Manter Viva a História de Americana

Abraço-Matriz-Daniel-Bragantin-Vecter-Foto-715x402


Os fiéis da Basílica Santuário, devotos de Santo Antônio e moradores de Americana estão sendo chamados a contribuir com a restauração da Igreja Matriz de Santo Antônio, berço da fé católica no município. A colaboração é por meio da destinação de parte do imposto de renda devido. Pessoas físicas podem destinar até 6% do IR para o projeto.

Já aprovada pelo Ministério da Cultura, a primeira fase das obras está orçada em cerca de R$ 2,2 milhões.

Fechada deste 2016 por recomendação da Defesa Civil devido a sérios problemas estruturais, a Matriz é considerada a Igreja Mãe de Americana, de onde se originou todas as demais paróquias da cidade.

 

Veja como contribuir. É muito simples!

 

  1. VOCÊ faz o depósito na conta exclusiva do projeto.

Agência: 6624-9 – Banco do Brasil de Americana

Conta: 30.170-1

Titular: J. Binotti Arquitetura Ltda. (Arquiteta responsável pelo projeto)

 

  1. Assim que fizer o depósito, entre em contato com a secretaria da igreja e envie o comprovante para que seja fornecido o Recibo de Mecenato padrão do Ministério da Cultura, contendo todos os dados do projeto cultural para que VOCÊ possa fazer o abatimento no imposto devido na sua declaração.

 

 

DÚVIDAS MAIS FREQUENTES:

Qualquer pessoa física pode incentivar um projeto autorizado a captar recursos pelo mecanismo de renúncia fiscal da Lei Rouanet?

Sim. Qualquer pessoa física pode incentivar. Os contribuintes que fazem a declaração de renda completa terão o valor investido ressarcido no ano fiscal seguinte ao ano do incentivo, na forma de abatimento, observando o limite máximo de 6% do total do imposto devido.

 

Como saber o quanto investir, dentro do limite permitido para deduzir?

A dica é que você tome por base o valor pago de IR no ano anterior e aplique o percentual de 6%, no caso apenas de pessoa física.

 

Quem faz a declaração de imposto de renda completa, mas recebe restituição, também pode incentivar?

Sim. Pessoa física pode incentivar até 6% do total de seu imposto de renda devido.

 

Ao fazer a declaração do imposto de renda, onde deve ser informado que uma doação foi realizada para um projeto aprovado pela Lei Rouanet?

A declaração de imposto de renda apresenta um item específico para o abatimento.

 

Fonte: Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic/MinC)

20 de Dezembro de 2018
Basílica Apresenta Imagem de Santo Antônio Restaurada

DSC_0673

Em celebração realizada no último domingo (21), a Basílica Santuário Santo Antônio de Pádua apresentou a imagem de Santo Antônio que foi restaurada pelo artista plástico Fernando Pedersini, de São João del-Rei (MG). A imagem de 1876 chegou a Americana com os primeiros imigrantes italianos.

A missa de bênção e entronização foi presidida pelo bispo diocesano de Limeira, Dom Vilson Dias de Oliveira, e concelebrada pelo reitor da Basílica, padre Leandro Ricardo, e pelo monsenhor Constantino Gardinali.

Após a bênção, os fiéis saíram em procissão pelas ruas centrais com a imagem carregada pelo Tiro de Guerra de Americana. A procissão passou também pela Igreja Matriz de Santo Antônio, onde foi descerrado o novo brasão da Igreja.

“A comovente celebração de acolhida e benção da imagem histórica restaurada, na presença de tantos fiéis, contemplou o respeito às origens de nossa fé católica, a preservação de nossa história e o fortíssimo sentimento que nosso povo nutre pelo Santo Padroeiro de Americana. Além disso, essa restauração é reflexo de uma grande ação de restauro da ação pastoral de nossa comunidade que está prestes a celebrar 120 anos de criação”, avaliou padre Leandro Ricardo.

O processo de restauração levou dois meses e buscou recuperar os aspectos originais da peça. O trabalho consistiu na identificação e correção das trincas, lixamento, pintura com óxido (mistura de produtos minerais e orgânicos) e dos filetes com folha de ouro e aplicação de cera de carnaúba para dar proteção à imagem.

A imagem pertencia a empresa Santista Têxtil até 2014, quando foi doada para a Basílica Santuário. Durante todo o mês de junho, fica exposta para veneração dos devotos.

20 de Dezembro de 2018
Imagem de Santo Antônio Centenária é Restaurada

IMG_8554

A Basílica Santuário Santo Antônio de Pádua apresenta neste domingo (21) a imagem centenária do Padroeiro de Americana que passou por um minucioso processo de restauração. A imagem de 1876 marca o início da devoção a Santo Antônio no município. A celebração tem início às 9h30.

A restauração foi realizada pelo artista plástico Fernando Pedersini, de São João del-Rei (MG), e buscou devolver a originalidade da peça. O trabalho durou dois meses e consistiu na identificação e correção das trincas, lixamento, pintura com óxido (mistura de produtos minerais e orgânicos) e dos filetes com folha de ouro e aplicação de cera de carnaúba para dar proteção à imagem.

“Esta imagem gerou e fez nascer a devoção a Santo Antônio em nosso povo. É um ícone e presença física do nosso amor a este grande Santo da Igreja Católica. Recuperar a sua originalidade é também preservar a própria história de Americana e oportunidade única de agradecermos todas as graças recebidas por seu intermédio”, comentou o reitor da Basílica, padre Leandro Ricardo.

Trazida pelos primeiros imigrantes italianos, a imagem pertencia a empresa Santista Têxtil até 2014, quando então foi doada em definitivo para a Basílica Santuário. Durante todo o mês de junho, ela é exposta para veneração dos devotos.

A missa de entronização e bênção será presidida pelo bispo diocesano de Limeira, Dom Vilson dias de Oliveira. Os fiéis sairão em procissão com a imagem pelas ruas centrais e ao final a cidade será consagrada ao seu Padroeiro.

 

Serviço:

Missa de entronização da imagem de Santo Antônio

Data: Domingo (21/10)

Horário: 9h30

Basílica Santuário Santo Antônio de Pádua

Rua Dr Vieira Bueno, 150, Centro – Americana – SP