AGENDA
Nenhum registro encontrado.
MEMORIAL
Os devotos de Santo Antônio têm a oportunidade de rezar pelos seus entes queridos e homenageá-los, para amparar os corações que sentem saudade!
RELEASES (IMPRENSA) imprensa@basilicasantoantonio.com.br
01 de Março de 2024
Semana Santa: o que é, quando acontece e os seus significados
A Semana Santa é o período em que se é celebrada a vida, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Ela está atrelada à passagem de Mateus 21-46, em que cada dia da semana tem um significado bíblico.
Em 2024, a Semana Santa se inicia no Domingo de Ramos (24/03) e termina no domingo de Páscoa (31/03).
A SEMANA SANTA E OS SEUS SIGNIFICADOS
Domingo de Ramos
O Domingo de Ramos se refere à entrada triunfal do nosso Senhor Jesus em Jerusalém para comemorar a Páscoa Judaica (leia Mateus 21:4-11), em que se deu o cumprimento da profecia registrada em Zacarias 9:9-10: “E de Efraim destruirei os carros, e de Jerusalém os cavalos; e o arco de guerra será destruído, e ele anunciará paz aos gentios; e o seu domínio se estenderá de mar a mar, e desde o rio até às extremidades da terra”.
Segunda-feira Santa
A segunda-feira Santa se refere ao dia no qual o Senhor iniciou os seus passos em direção ao calvário. Essa procissão faz memória ao trajeto percorrido por Jesus Cristo desde a sua condenação à sua morte no pretório até o seu sepultamento, após ter sido crucificado no Calvário e tem como principal versículo: “A purificação do templo” (leia Mateus 21:12).
Terça-feira Santa
A terça-feira Santa é o dia em que, com grande tristeza, o Senhor anunciou a sua morte, causando grande sofrimento aos discípulos, anunciando também a traição com um beijo no rosto, protagonizando por Judas; com isso, Jesus Cristo demonstrou o seu grande amor por nós e aceitou o seu destino (leia Mateus 21:18-20).
Quarta-feira Santa
Na quarta-feira Santa é encerrado o período de Quaresma; algumas igrejas celebram neste dia: “O dia das trevas”, visto que está próximo da crucificação do Senhor, no entanto, outras igrejas preferem celebrar a piedosa procissão do encontro de Nosso Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores (leia Gênesis 3:19).
Quinta-feira Santa
Na quinta-feira Santa (ou, Sêder de Pessach), é celebrado o dia das trevas, em que para a Igreja Católica, a "Celebração de Trevas" é um conjunto de salmos, cânticos, preces penitenciais e símbolos que permite aos católicos meditarem sobre a situação de escuridão em que ficou a Terra com a morte de Jesus
Sexta-feira Santa
Na sexta-feira Santa é recordada a morte do Senhor. Este é o único dia em que não há celebração da missa. Neste dia, é celebrada a Solene Ação Litúrgica da Paixão e Adoração da Cruz (leia Mateus 27:45-56).
Sábado
No sábado são realizados atos de jejum e oração, visto a morte de Jesus. Neste dia é celebrada a Vigília Pascal, a vigília de todas as vigílias. Nela acontece a benção do fogo novo, a Proclamação da Páscoa e a Renovação das Promessas do Batismo (leia Mateus 3:16).
Domingo de Páscoa
O Domingo de Páscoa se refere à ressurreição, à piedade e ao amor de Jesus Cristo, em que se fez cumprida a promessa: “Porque o Filho do homem veio para salvar o que se havia perdido” (Mateus 18:11). “Estive morto, mas agora estou vivo para todo o sempre” (Revelação 1:18).
Na Semana Santa, dedique-se ao Senhor e lembre-se do que Ele fez para nos salvar!
Oração do Credo
Creio em Deus pai todo poderoso, criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo seu único filho, nosso senhor que foi concebido, pelo poder do Espírito Santo, nasceu da virgem Maria, padeceu sob Poncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu a mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia subiu aos céus e está sentado à direita de Deus pai todo poderoso donde há de vir e julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito santo, na Santa igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados na ressurreição da carne e na vida eterna. Amém.