Chamada Agenda

AGENDA

Nenhum registro encontrado.

Chamada Memorial

MEMORIAL

Os devotos de Santo Antônio têm a oportunidade de rezar pelos seus entes queridos e homenageá-los, para amparar os corações que sentem saudade!

RELEASES (IMPRENSA) imprensa@basilicasantoantonio.com.br

03 de Janeiro de 2024
Reflexões para 2024: conheça as devoções da igreja católica de cada mês do ano

O início do ano traz o sentimento de renovação, porque é quando se renovam os projetos e desejos para os futuros. Cada novo ano, é uma nova oportunidade de amadurecer a própria espiritualidade, por isso, esse período é essencial para realizar uma reflexão e traçar novos caminhos. Para tal, trouxemos hoje, as devoções que são dedicadas a cada mês na igreja católica, para que elas os ajudem a buscar por essa espiritualidade e dedicação na igreja com fé e o fortalecimento de Deus.


Em cada mês do ano é tida uma devoção particular na fé católica e cada uma é baseada em eventos históricos ou em um aspecto participar do calendário litúrgico, como também uma combinação de ambos. Alguns países e lugares têm devoções mais específicas oriundas de sua região, mas as que se seguem são comuns entre todos, devoções católicas universais para cada mês do ano.


Janeiro

Janeiro é o mês dedicado ao Santíssimo Nome de Jesus. A festa do Santíssimo Nome deu origem no século XVI e era antigamente celebrada no segundo Domingo da Epifania. Foi removido do calendário em 1969, “já que a imposição do nome de Jesus já era comemorada no ofício das Oitavas de Natal.” (motu propri: Mysterii Paschalis, 1969). Foi restaurada em 2002 como uma memória opcional no primeiro dia livre depois de 1º de janeiro.


Devido às festas em janeiro que pertencem a infância de Cristo, ele também se tornou o mês dedicado a Santa Infância de Jesus.


Fevereiro

Fevereiro é o mês dedicado a Sagrada Família. É quando há a transição dos festejos do Natal para a abstinência e jejum da Quaresma. Por isso, fevereiro, tradicionalmente se tornou um tempo para recordar à Sagrada Família, porque foi dentro dela que Jesus passou o tempo entre o seu nascimento e a sua jornada na Terra.


Março

Março é dedicado à devoção a São José, cuja festa é celebrada em 19 de março. A solenidade de São José remonta ao final do século XV; ao longo dos séculos seguintes, a prática devocional a São José durante todo o mês se tornou uma tradição.


Em uma sociedade que por vezes parece negligenciar a relevância do matrimônio e da paternidade, São José, o esposo da Virgem Maria e o responsável pela criação de Jesus, emerge como um notável modelo de pai cristão, caracterizado por sua obediência e fidelidade.


Abril

O mês de abril é consagrado à devoção à Eucaristia e ao Divino Espírito Santo. Essa tradição surgiu porque o Domingo de Páscoa frequentemente ocorre em abril e, mesmo quando acontece em março, a celebração da Páscoa se estende para abril. Em essência, abril é o mês da Páscoa, lembrando-nos do Sacrifício Eucarístico legado por Cristo e do batismo com o Espírito Santo, que ocorreu após a sua ressurreição.


Maio

Maio é dedicado à devoção à Virgem Maria; essa tradição teve origem em Roma no século XVIII, em resposta a desafios morais entre estudantes locais. Este mês proporciona uma oportunidade para os católicos refletirem sobre o papel de Maria como Mãe, especialmente devido ao feriado do Dia das Mães neste mês. A devoção a Virgem Maria em maio destaca tanto seu papel como modelo para mães cristãs quanto sua perpétua castidade, pureza e fidelidade à vontade de Deus.


Junho

Junho é designado como o mês do Sagrado Coração de Jesus. Essa devoção, praticada privadamente por um longo tempo, foi oficialmente aprovada no século XVIII. A devoção ao Sagrado Coração incentiva a participação na Adoração Eucarística e a recepção da Sagrada Comunhão na primeira sexta-feira de cada mês.


Julho

Julho é consagrado ao Preciosíssimo Sangue de Nosso Senhor, cuja festa ocorre no primeiro domingo do mês. A devoção ao preciosíssimo Sangue de Jesus sempre esteve presente e cresceu em meio ao clero e aos fiéis, por meio de solenidades, preces públicas e ladainha própria, com o fim de pedir a Deus perdão dos pecados, implorar as bênçãos do céu sobre os frutos da terra e prover nossas necessidades espirituais e temporais.


Agosto

Agosto é dedicado ao Santíssimo Sacramento, com ênfase na adoração à Eucaristia. Também é dedicado ao Imaculado Coração de Maria, sendo que, em 15 de agosto, a Igreja celebra a Assunção de Nossa Senhora aos Céus.


Setembro

Setembro é tradicionalmente dedicado às Sete Dores de Maria, coincidindo com a festa de Nossa Senhora das Dores. As sete dores incluem a profecia de Simeão, a fuga para o Egito, a perda do Menino Jesus em Jerusalém por três dias, o encontro com Jesus a caminho do Calvário, a permanência aos pés da Cruz, a descida de Jesus da Cruz e o sepultamento de Cristo.


Novembro

O mês de novembro é dedicado às almas do Purgatório. O Dia de Finados, em 2 de novembro, é quando recorda-se de todos os fiéis falecidos. 


Dezembro

Em dezembro é consagrado ao Advento (a Vinda) de Cristo, não apenas como preparação para celebrar o nascimento de Cristo há dois mil anos, mas também como um tempo de preparação espiritual e piedosa para a segunda e definitiva vinda do Senhor.


______

Ao longo do ano litúrgico, cada mês se destaca por uma devoção particular, proporcionando aos fiéis oportunidades para reflexão, oração e crescimento espiritual. Que essas devoções mensais sirvam como faróis, guiando-nos na jornada da fé, inspirando-nos a seguir os exemplos dos santos e aprofundando nosso relacionamento com Deus. Que, ao abraçarmos cada mês com devoção sincera, possamos crescer em santidade e aproximar-nos da plenitude da vida cristã.


» VER TODOS OS RELEASES