Chamada Agenda

AGENDA

Nenhum registro encontrado.

Chamada Memorial

MEMORIAL

Os devotos de Santo Antônio têm a oportunidade de rezar pelos seus entes queridos e homenageá-los, para amparar os corações que sentem saudade!

RELEASES (IMPRENSA) imprensa@basilicasantoantonio.com.br

10 de Janeiro de 2022
“Pelo Batismo somos libertos do pecado e regenerados como filhos de Deus” (CIC 1213)

O que talvez, muitos cristãos não sabem, é que Jesus foi batizado para marcar o início do seu ministério na terra. Antes de seu batismo, Ele tinha uma vida normal, não tinha nenhum ensinamento e também não realizava nenhum milagre. E o ritual de batismo de Jesus foi exatamente para marcar o fim da preparação e o início do ministério, confirmando que Ele tinha o poder do Espírito Santo para realizar todas as vontades de Deus. 

Depois de Jesus, hoje o ensinamento que ele nos deixou é que o sacramento que seu Espírito Santo desce ao batizado e ali habita para toda a vida, considerado uma introdução na comunidade cristã. A Igreja tem o costume de batizar recém-nascidos por não poderem ser batizados voluntariamente até por não terem capacidade de entender o que ocorre de fato à sua volta, mas irão ratificá-lo ao longo da vida com o sacramento da confirmação do batizado. Diferente do batismo de Jesus, onde ele já tinha maturidade suficiente para querer e não teria a obrigatoriedade de deixar os anos afirmarem a sua vontade. 

Para alguns historiadores é triste ver que nos dias de hoje, alguns pais levam suas crianças para a pia batismal apenas por hábito ou por superstição ou qualquer outro motivo sem ao menos saber qual é o real significado por trás do sacramento do batismo. O batismo é um importante sinal público para a Igreja Católica, reforçando um comprometimento com Deus.

Aparece então Jesus, vindo da Galileia para o Rio Jordão, a fim de se encontrar com João e ser batizado por ele. Mas João protestou, dizendo: “Eu é que preciso ser batizado por ti, e és tu que vens a mim?” Jesus, porém, respondeu-lhe: “Por enquanto deixa como está, porque nós devemos cumprir toda a justiça!”. E João concordou. Depois de ser batizado, Jesus saiu logo da água. Então o céu se abriu e Jesus viu o Espírito de Deus, descendo como uma pomba e vindo sobre ele. E do céu veio uma voz que dizia: “Este é o meu Filho amado, no qual me comprazo todo”. (Evangelho segundo São Mateus 3,13-17)


» VER TODOS OS RELEASES