Chamada Agenda

AGENDA

Nenhum registro encontrado.

Chamada Memorial

MEMORIAL

Os devotos de Santo Antônio têm a oportunidade de rezar pelos seus entes queridos e homenageá-los, para amparar os corações que sentem saudade!

RELEASES (IMPRENSA) imprensa@basilicasantoantonio.com.br

02 de Março de 2022
O que representa a Quaresma na preparação para a Páscoa?

A quaresma é o período em que os cristãos se preparam para a chegada da Páscoa, são os 40 dias que antecedem a data. 

O tempo é usado pelos fiéis para a reflexão de suas vidas com Jesus, para fazer orações e se dedicarem a uma renovação da conversão do espírito. Muitos utilizam esse tempo para fazer penitências e abdicações para fortalecer sua espiritualidade, lembrando o período em que Cristo esteve no deserto, antes de realizar seu sacrifício para nos dar a salvação.

Duzentos anos após o nascimento de Cristo, a preparação para a Páscoa era feita em três dias, contendo a Quinta-feira Santa, Sexta-feira Santa (ou Sexta-feira da Paixão) e o Sábado Santo. Após o ano 350 d.C., a Igreja percebeu que os cristãos precisavam de mais tempo para se preparar para um evento tão importante, dando então, origem à quaresma como conhecemos hoje.

Em 2022, a quaresma se inicia no dia 2 de março e vai até 14 de abril. Durante esse período, a igreja costuma utilizar a cor roxa em seus encontros e rituais, simbolizando a dor e o sofrimento passados por Jesus. Na quarta-feira de cinzas, primeiro dia da quaresma, é realizado missas onde os cristãos são carimbados com cinzas na testa, representando os fiéis bíblicos que jogavam cinzas na cabeça para demonstrar arrependimento dos pecados.

Além da Páscoa, o número 40 se mostra muito significativo em toda a história da Bíblia: o dilúvio, que resultou em uma nova geração purificada, durou 40 dias e 40 noites; Moisés passou 40 dias no Monte Sinai se comunicando diretamente com Deus, quando inclusive foram escritos os dez mandamentos; Quando foram libertos do Egito, o povo hebreu caminhou por 40 anos até chegar à terra prometida; os habitantes da cidade de Nínive cumpriram penitência de 40 dias para receber o perdão de Deus. Muitos outros momentos foram marcados pelo número 40.

Que neste ano todos nós possamos aproveitar essa quaresma para voltar nossos corações aos desejos de Deus, para amar ao próximo, praticar a caridade, resultados da conversão do Espírito e um relacionamento próximo e leal com o Senhor.

"Quando jejuarem, não mostrem uma aparência triste como os hipócritas, pois eles mudam a aparência do rosto a fim de que os outros vejam que eles estão jejuando. Eu digo verdadeiramente que eles já receberam sua plena recompensa. Ao jejuar, arrume o cabelo e lave o rosto, para que não pareça aos outros que você está jejuando, mas apenas a seu Pai, que vê em secreto. E seu Pai, que vê em secreto, o recompensará.” Mateus 6,16-18



» VER TODOS OS RELEASES