Chamada Agenda

AGENDA

Nenhum registro encontrado.

Chamada Memorial

MEMORIAL

Os devotos de Santo Antônio têm a oportunidade de rezar pelos seus entes queridos e homenageá-los, para amparar os corações que sentem saudade!

RELEASES (IMPRENSA) imprensa@basilicasantoantonio.com.br

01 de Abril de 2022
Domingo de Ramos e Paixão do Senhor: o que essas datas representam para nós?

No mês de abril a igreja católica celebra um evento muito importante para a vida de todos os cristãos: o sacrifício, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Nossa vida e nossa fé são baseadas no significado desses acontecimentos. Cristo deu sua vida por nós e morreu para que nossos pecados fossem perdoados. Ele se colocou no nosso lugar.

A celebração começa no Domingo de Ramos (que neste ano será dia 10 de abril), passando pela Sexta-feira Santa (15 de abril) e encerrando no domingo de páscoa (17 de abril). Mas você sabe por que esses dias, especificamente, são tão fundamentais e como devemos celebrar?

O Domingo de Ramos marca o dia em que Jesus desceu do monte após 40 dias de jejum. Na ocasião, ele foi recebido com uma entrada triunfante em Jerusalém e acolhido com o aceno de ramos de oliveiras por pessoas que creram em sua divindade. 

Nós cristãos celebramos essa data com procissões pelas ruas, com ramos de oliveiras, que podem ser guardados e queimados na quarta-feira de cinzas do ano seguinte. Comemoramos esse dia também para lembrar aos fiéis o seu chamado para a caridade e acolhimento aos mais necessitados, assim como o Senhor nos acolhe e nos fortalece na dificuldade.

Já a Sexta-feira Santa, ou Sexta-feira da Paixão, como é popularmente conhecida, marca o dia em que Jesus de fato morreu na cruz, dois dias antes do Domingo de Páscoa. Neste dia, nós devemos ficar em jejum e evitar comer carne vermelha. As missas são feitas com mais discrição, os altares não recebem decoração e a cor a ser usada é o vermelho, pois remete ao martírio de Jesus.

A semana santa é o período em que relembramos e refletimos sobre o sentido de nossas vidas e em como esses acontecimentos mudaram todo o rumo da história para nós e para o mundo. Por isso, convidamos a todos os devotos a acompanharem as programações da Basílica durante o mês de abril e participar das celebrações de Páscoa. E claro, sempre praticarem o bem, a caridade e o amor aos irmãos, como nos foi ensinado.



» VER TODOS OS RELEASES