Chamada Agenda

AGENDA

Nenhum registro encontrado.

Chamada Memorial

MEMORIAL

Os devotos de Santo Antônio têm a oportunidade de rezar pelos seus entes queridos e homenageá-los, para amparar os corações que sentem saudade!

RELEASES (IMPRENSA) imprensa@basilicasantoantonio.com.br

01 de Julho de 2022
Por que o batismo é essencial para um cristão?

O batismo nas águas é um sacramento da vontade de Deus que deve ser realizado em todos os cristãos. Por meio do batismo nós proclamamos a nossa fé e reestabelecemos o relacionamento próximo ao Senhor, por meio da fé no sacrifício de Jesus. 

Ser batizado é o primeiro dos sete sacramentos a serem feitos por um fiel. Sem ele, não é possível realizar os outros seis: crisma, eucaristia, penitência, unção dos enfermos, ordem e matrimônio. Ele deve ser feito também em crianças, pois essas também precisam ser libertas das forças malignas para que possam viver e crescer em plena comunhão com o Senhor, se tornando assim, filhas de Deus.

Para o batismo ser válido, é preciso ser feito por um sacerdote – padre, bispo, diácono, etc. – ou, em ocasiões especiais, por pessoas batizadas com fé em Cristo, em nome da Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo.

Ao contrário do que se pode pensar, a igreja católica também reconhece e valida o batismo realizado em outras igrejas como: igrejas orientais; a Igreja Vetero-Católica; a Igreja Episcopal (Anglicana) do Brasil; a Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB); a Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil (IECLB); a Igreja Metodista; e qualquer igreja que utilize água e a fórmula trinitária.

INSTITUIÇÃO DO BATISMO

O batismo foi instituído pelo próprio Jesus Cristo que, ao entrar no Rio Jordão para ser batizado por João, santificou as águas com sua presença. Então, todos os que ali estavam presentes, puderam ouvir a voz de Deus dizendo: “Este é meu Filho bem amado, em quem pus minhas complacências”.

No evangelho de São Mateus 3,13, vemos que, após ser batizado, Jesus deixa uma missão aos seus apóstolos, que se estende para todos os cristãos dos dias atuais: “Ide e ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”. 


» VER TODOS OS RELEASES