Chamada Agenda

AGENDA

Nenhum registro encontrado.

Chamada Memorial

MEMORIAL

Os devotos de Santo Antônio têm a oportunidade de rezar pelos seus entes queridos e homenageá-los, para amparar os corações que sentem saudade!

RELEASES (IMPRENSA) imprensa@basilicasantoantonio.com.br

01 de Setembro de 2022
Exaltação da Santa Cruz: uma celebração ao amor de Deus e nossa salvação

Setembro é o mês em que a igreja católica celebra a festividade da Exaltação da Santa Cruz, onde Cristo foi crucificado. Ele passou por horas de tortura física e depois foi crucificado como culpado para pagar pelos pecados da humanidade, e assim, nós pudéssemos ter acesso ao Reino dos Céus.

Naquela época, a cruz era uma forma de humilhar e torturar pessoas que cometessem crimes hediondos, por isso ele foi crucificado entre dois ladrões. Após o sacrifício de Jesus, com o passar dos séculos, a cruz deixou de ser usada para punição de criminosos e passou a ser vista como algo a ser exaltado, devido a maior prova de amor já vista na história, que nos proporcionou a vida Eterna.

Os primeiros anos após a crucificação

Nos primeiros anos do cristianismo, Helena, mãe do Imperador Romano, Constantino, lutou para que fossem preservados os locais por onde Cristo esteve no seu sacrifício, como o Monte do Gólgota e o Santo Sepulcro. Em setembro de 335, Constantino construiu uma basílica no Gólgota e no Santo Sepulcro, quando foi realizada a primeira festividade de exaltação à Santa Cruz.

Na época da conquista da cidade Santa, a Cruz foi roubada pelo rei persa Cosroe Parviz e, quando encontrada por Santa Helena, o Imperador Constantino a levou nas costas, de Tiberíades a Jerusalém, entregando-a ao patriarca Zacarías no dia 3 de maio de 630, e assim, a exaltação a Santa Cruz passou a ser feita também no Ocidente.

A importância da festividade

A ressurreição de Jesus na Santa Cruz nos lembra de que Cristo venceu o pecado, a morte e as trevas, portanto, com ele, nós também vencemos todo o mal do mundo. Além de que, o seu sacrifício rasgou o véu que impedia que qualquer ser humano tivesse contato direto com Deus e agora, por ter nos lavado de todo o pecado, também podemos falar diretamente com o Senhor.

“O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate por muitos”. (Mc 10,45).


» VER TODOS OS RELEASES