Chamada Agenda

AGENDA

Nenhum registro encontrado.

Chamada Memorial

MEMORIAL

Os devotos de Santo Antônio têm a oportunidade de rezar pelos seus entes queridos e homenageá-los, para amparar os corações que sentem saudade!

RELEASES (IMPRENSA) imprensa@basilicasantoantonio.com.br

01 de Dezembro de 2022
A importância do Natal para o cristianismo

Deus prometeu nos enviar um Salvador para reestabelecer a conexão direta entre o Criador e suas criaturas, que foi perdida no Jardim do Éden através do pecado inicial. Para cumprir sua promessa e dar a todos a oportunidade de ser salvo, Deus enviou seu filho, Jesus, por meio da recém-formada família de Maria.


O Natal celebra o nascimento de Jesus e, com ele, a chegada de boas novas. Relembramos a misericórdia e o amor de Deus por nós, que se fez carne sabendo tudo o que enfrentaria neste mundo, para que o pecado da humanidade fosse perdoado. Assim, poderíamos conhecê-lo e ter um relacionamento de Pai para filho, o qual foi o seu objetivo desde a criação do mundo. 


O significado dos Reis Magos


No dia do nascimento de Jesus, três reis magos foram guiados por uma estrela até a manjedoura onde ele estava em Belém. Encontrando-o, presentearam-no com ouro, incenso e mirra. A história dos Reis Magos nos ensina a buscarmos e reverenciarmos Jesus em todas as situações.


O significado dos Pastores de Belém


Enquanto Cristo nascia, alguns pastores que cuidavam de seus rebanhos ouviram uma voz angelical que anunciava o nascimento do Messias. Essa voz os instruiu a seguir até Belém para encontra-lo e, antes de partirem, um coral de anjos proclamava “Glória a Deus e declaravam paz na Terra aos homens!” (Lucas 2,11-14). Assim eles partiram para Belém e encontraram Jesus. 


Em muitos momentos do nosso dia a dia Deus está falando conosco e nos dando sinais para estarmos sempre mais próximos a ele. Basta darmos ouvido à voz do Senhor.


O Natal não é uma festa pagã


Muito antes de Jesus nascer, uma festa já era comemorada na mesma época do ano pelas culturas antigas: o solcístio de inverno. Era quando ocorria a transição do inverno para o verão e os plantios voltavam a crescer, os animais não precisavam ficar presos e as pessoas podiam sair de suas casas para trabalhar. 


O clima e as estações predominavam o cotidiano nos tempos antigos, por isso, em 25 de dezembro antes de Cristo, a antiga religião romana adorava ao deus Saturno, que “regia” a agricultura e reinava durante o verão. Já na cultura dos Balcãs, um povo europeu de centenas de milhares de anos antes de Jesus, 25 de dezembro era celebrado o nascimento do deus Sol.


Por esses motivos, algumas pessoas podem não comemorar o Natal por acreditar que é uma festa pagã, mas estão enganados. A partir do século V d.C. a igreja romana denominou dia 25 de dezembro uma data de celebração do nascimento de Jesus Cristo. 


Portanto, mesmo que se saiba que Jesus não nasceu exatamente em 25 de dezembro, contato que não nos percamos no verdadeiro significado do Natal, esta é sim uma data que pode ser celebrada com muita alegria por todos os cristãos.


“A verdade necessita da repetição, pois nós facilmente a esquecemos. Assim, devemos celebrar o Natal para recordar o nascimento de Cristo e nos maravilhar ante o mistério da Encarnação.” Historiador John MacArthur.


» VER TODOS OS RELEASES