Chamada Agenda

AGENDA

Nenhum registro encontrado.

Chamada Memorial

MEMORIAL

Os devotos de Santo Antônio têm a oportunidade de rezar pelos seus entes queridos e homenageá-los, para amparar os corações que sentem saudade!

RELEASES (IMPRENSA) imprensa@basilicasantoantonio.com.br

29 de Maio de 2024
Santo Antônio de Pádua

Santo Antônio conjugou a vida apostólica com períodos de retiro na solidão, com amor a Deus e ao próximo.

Santo Antônio de Lisboa, também conhecido como Santo Antônio de Pádua, nasceu como Fernando Martins de Bulhões, em Lisboa, Portugal. Criado em uma família abastada, recebeu a sua educação na Escola da Catedral Local. Aos 15 anos, ingressou na comunidade agostiniana dos Cônegos Regulares da Ordem da Santa Cruz, na Abadia de São Vicente, nos arredores de Lisboa. Porém, a sua atenção frequentemente desviada para visitas a outras igrejas levou-o a ser transferido para o Mosteiro da Santa Cruz em Coimbra, onde estudou teologia e latim.

Aos 19 anos, inspirado pelo Rei Afonso II de Portugal, que resgatava corpos para serem sepultados como mártires, Fernando decidiu ingressar na recém-formada Ordem Franciscana. Adotando o nome de Antônio, em homenagem à capela dos Olivais, onde inicialmente viveu, dedicou-se a uma vida de devoção e pregação. Viajou extensivamente, enfrentou doenças, mas permaneceu fiel ao seu chamado religioso, mesmo diante de zombarias.

Uma das histórias mais conhecidas sobre Santo Antônio é a de sua pregação aos peixes, ocorrida em Rimini. Desprezado pelos hereges, Antônio foi à beira-mar e iniciou sua pregação, até que uma multidão de peixes se reuniu diante dele, fazendo com que as pessoas se voltassem para ouvir a sua mensagem.

Outro relato famoso é o milagre da mula, onde um herege desafiou Antônio a provar a presença de Cristo na Eucaristia. Ao mostrar o Santíssimo Sacramento a uma mula faminta, esta ignorou a comida e reverenciou o Sacramento, confirmando assim a presença divina.

A vida de Fernando foi marcada por uma série de eventos notáveis, e após sua morte, ele foi canonizado pelo Papa Gregório IX em 1231. Em 1946, o Papa Pio XII o proclamou Doutor da Igreja, reconhecendo sua importância teológica. Até hoje, Santo Antônio é invocado pelos fiéis cristãos para curas, encontrar objetos perdidos e obter ajuda no casamento.

O Dia de Santo Antônio é celebrado em 13 de junho, data de sua morte em Pádua, na Itália, em 1231.

⁠Deus Pai, se não por consideração a nós, ao menos em consideração a seu Filho dileto, afasta de nós os justos flagelos que merecemos e nos perdoa recordando as suas lágrimas, os seus sofrimentos e a sua paixão (Santo Antônio de Pádua). 


» VER TODOS OS RELEASES